quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O delicioso Mocotó do Onha





MOCOTÓ DO ONHA



Esta é uma receita dos meus pais, do velho Restaurante Embaixador, na Rua Riachuelo, em Curitiba. Ainda fazemos esta receita em casa e é sempre uma saudosa delícia. 

Quando fazemos, fazemos o dobro da receita abaixo, no mínimo, para que sobre e possamos guardar no freezer.

Mocotó gelado é uma geléia deliciosa, temperada só com limão.

Bem, vamos à receita do Mocotó do Onha, meu querido o saudoso pai.

ingredientes

   Uma ou duas patas de boi, fatiadas (sem as unhas)
   Um limão
   Cebolas a gosto
   Alho, 2 ou 3 dentes picados
   Pimenta malagueta ou dedo-de-moça, 2 - sem sementes
   Tomates, 4 (ou uma lata de tomates pelados)
   Costelinha de boi defumada (300 gr)
   Linguiça fina (200 gramas)
   Uma taça de vinho branco seco
   Salsinha, bem picada
   Banha e farinha de mandioca fina, para uma farofa.
   Arroz branco.

MODO DE PREPARAR

  1. Compre as  patas cortadas em rodelas e sem os cascos. As fatias devem ser bem lavadas em água corrente,  antes de levar para uma panela grande. Cubra com água e vinagre e deixe ferver. 
  2. Após três fervuras(de 30 minutos) jogando fora as duas primeiras águas, na mesma panela esprema o limão, adicione sal. 
  3. Frite o alho, a pimenta malagueta picada (sem sementes, relembro), a linguiça e cebola, numa caçarola. Deixe refogar um pouco, em seguida acrescente os tomates,  coloque tudo na panela principal, com água suficiente para cobrir tudo (se desejar coloque pimenta moída na hora - mix de pimentas). 
  4. Não se incomode com o cheiro forte, ele some com as diversas fervuras e os temperos.
  5. Em paralelo, cozinhe na pressão as costelinhas de porco defumadas. Troque 3 águas e depois acrescente as costelinhas já macias e cortadas em fatias na panela principal.
  6. Tampe a panela de pressão e ao começar a pressão abaixe o fogo e deixe cozinhar, o ideal e vez por outra desligar o fogo esperar sair o ar e abrir para se preciso acrescentar mais água. Um toque de vinho branco cai bem.
  7. Quando os ossos soltarem estará pronto, tire-os com as carnes da panela e pique a carne, as cartilagens e couro, em pedaços de mais ou menos 2x2cm.
  8. Cozinhe mais um pouco, com a tampa aberta (uns 20minutos).
  9. Finalize com salsinha bem picada, sirva com arroz branco. Eu gosto de comer Mocotó com salada de cebolas bem escaldadas (quente e gelado) temperadas com limão, sal e azeite de oliva... e uma bela farofa feita só na banha.
  10. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário