sábado, 28 de dezembro de 2013

Carpaccio delicioso




CARPACCIO DELICIOSO


Que tal uma salada rápida, saudável e leve nesse verão? Experiente a de carpaccio de carne. O molho por si só já é um deleite e as calorias são baixas, lhe ajudando a manter a forma.

Ingredientes: 

1 prato raso de rúcula cortada fina
9 fatias de carpaccio de carne
9 bolinhas de alcaparra
1 colher de (sopa) de parmesão ralado grosso
Sal a gosto

Molho vinagrete com mostarda:

1/2 xícara (chá) de água
1 dente alho picado
1/2 xícara (café) de mostarda
1/2 colher (sopa) de azeite extravirgem
1 colher (sopa) de vinagre branco

Modo de preparo:
Em um prato raso distribua a rúcula e, por cima, as lâminas de carpaccio, deixando uma separada da outra. Para o molho junte todos os ingredientes num recipiente pequeno, mexa bem.  Despeje uma colher de chá em cada fatia de carpaccio. Distribua a alcaparra sobre as fatias de carpaccio e regue todo prato com suco de limão por último acrescente o queijo ralado.

Fonte: Lucilia Diniz

COMENTÁRIO

Pessoalmente, prefiro mais carne e menos salada e só com um molho de maionese caseira - o que, aliás, é a receita original do Carpaccio, no Harry's Bar, de Veneza - o qual já provei lá mesmo, com um bom vinho tinto, depois de um Bellini para iniciar (Champagne com caldo de pêssegos maduros esmagados à mão)...Dos Deuses!.

O criador do Carpaccio foi Giuseppe Ciprinani (falecido em 1980). Conta a história que tudo começou no ano de 1950, quando a condessa Amália Nani Moncenigo pediu a seu velho amigo Giuseppe, que lhe preparasse algo com carne crua (rica em ferro), exigência do seu médico, que tentava curá-la de uma forte anemia. 

A receita acabou sendo um sucesso absoluto. 

O prato foi batizado com este nome em homenagem ao pintor renascentista Vittore Carpaccio (1460-1525), conhecido por usar em todas as suas telas vibrantes tons de vermelho que lembravam a carne crua. 

O trabalho para cortar as lâminas não era nada fácil (hoje cortam na máquina de cortar frios, o mignon congelado). 

Mas a receita acabou sendo um sucesso absoluto, atravessando as fronteiras italianas e se tornando um prato conhecido no mundo todo.


JJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário