SOPA FRANCESA DE CEBOLAS .
A receita é da minha avó polaca, a Dona Valéria (a foto é do Google, a bem da verdade, mas fica bem assim, bem parecida).
Ela era polaca, sim, mas cozinhava como poucas. Era uma verdadeira cozinheira de mão cheia, que morou anos na Bélgica antes de vir para o Brasil. Lá aprendeu esta receita original.
É uma verdadeira delícia, para noites frias...
Há duas alternativas de finalização, uma tradicional francesa que é a primeira opção, com cheiro verde. A outra é, na verdade. uma finalização italiana (a que prefiro).
Deliciem-se.
INGREDIENTES
- BOUQUET GARNI:
- 4 folhas de sálvia
- Um ramo de alecrim
- 12 grãos de pimenta-do-reino (moídas na hora)
- 10 ramos de salsinha
- 10 ramos de cebolinha
- 1 ramo de tomilho (ou 1 colher de chá de tomilho seco)
- 2 ou 3 dentes de alho moídos, com casca e tudo.
- SOPA:
- 4 cebolas cortadas fino
- 1 pitada de sal
- 6 xícaras de água (ou caldo de legumes, se tiver)
- Fatias de pão italiano ligeiramente torradas
- Sal a gosto
- Cheiro-verde (Cebolinha e salsinha picadas)
- Manteiga e óleo de canola ou azeite de oliva
- Queijo parmesão bem ralado, a vontade.
MODO DE PREPARAR
1.
Para o bouquet garni, coloque tudo no centro de um guardanapo de pano, ou de uma gaze (mais de uma é mais seguro). Junte as pontas e amarre. Reserve.
2.
Numa panela, coloque as cebolas, a pimenta e o azeite (prefiro na manteiga, com gotas de azeite) e leve ao fogo médio. Acrescente sal e mexa bem. Tampe a panela, deixando uma fresta para sair o vapor. As cebolas devem ficar refogando por 30 minutos ou mais em fogo baixo, até ficarem douradas.
3.
Junte a água (ou o caldo de legumes, se tiver - mas não use cubos industrializados, nunca!) e o bouquet garni. Cozinhe por pelo menos 30 a 40 minutos.
4.
Apague o fogo, retire o bouquet garni e experimente, antes de colocar nas cumbucas. Se achar que precisa, coloque mais um pouco de sal.
5.
Polvilhe com o cheiro-verde (cebolinha e salsinha) e sirva com o pão italiano. Ou, melhor ainda, bem melhor...polvilhe com parmesão e deixe no forno até dourar o queijo.
É uma delícia e bem fácil de fazer (bem mais do que a da Ceasa...).
JJ
PS.: Conforme o frio, minha avó colocava uma ou duas pimentadas dedo-de-moça ou malaqueta, sem sementes, cortadas bem fininho, para fritar com as cebolas. Dá um toque de sabor especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário