domingo, 13 de abril de 2014

Dieta do Mediterrâneo para evitar ou controlar a diabete.


Estudo revisou 19 pesquisas sobre o assunto
Foto: Karsten Moran/NYT



Quem segue  a Dieta Mediterrânea pode ter reduzido o risco de desenvolver diabetes - especialmente pessoas com alto risco de doença cardiovascular. 

Essa constatação faz parte de um estudo apresentado na 63ª Sessão Científica Anual de Cardiologia da “American College”, nos Estados Unidos, em março passado.

E, acrescento, controla melhor a diabetes já instalada.

De acordo com os dados do estudo, a adesão à dieta foi associada a uma redução de 21% do risco de aparecimento da doença em comparação com outros grupos de controle alimentar. 

Entre pessoas com risco cardiovascular - para os quais a prevenção é fundamental -, a queda é até maior, chegando a 27%.

"Essa prevenção independe da idade, sexo ou raça. Ela tem um efeito benéfico, mesmo em grupos de alto risco", ressalta o professor da Universidade Harokopio, localizada em Atenas, na Grécia, Demóstenes Panagiotakos. Ele é o principal responsável pela análise.

A dieta mediterrânea normalmente prioriza alimentos como frutas e legumes, cereais integrais, feijões, nozes, peixes, azeite de oliva e até mesmo um copo de vinho tinto doce

Os cientistas revisaram 19 pesquisas sobre o assunto que avaliaram 162 mil pessoas por um período médio de cinco anos.

Crescimento da diabete

O número de casos de diabetes em todo o mundo dobrou nos últimos 30 anos e está ligado à crescente epidemia de obesidade. Pessoas com diabetes têm dificuldade para controlar o açúcar no sangue por não usá-lo corretamente ou por não produzir o hormônio insulina. 

Se não controlada, a diabetes pode conduzir a complicações, incluindo a cegueira, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e amputações (como eu bem sei, por isso uso azeite de oliva sempre que posso, como cereais integrais, legumes, feijões e nozes quase todos os dias...só consumo pouco peixe, na minha casa, e não tomo mais vinho, porque eleva meus índices glicêmicos).

JJ

Fonte: O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário