sexta-feira, 18 de abril de 2014

Dicas sobre Bacalhau



É nesta época do ano que a gente se preocupa com as receitas de Bacalhau para Páscoa, agora, qual Bacalhau comprar?
São muitas as opções de preços e de tipos, cada um deles deve ser usado para um tipo de preparo específico.
Vou deixar algumas dicas bem importantes para você fazer bonito no seu almoço especial.

1- Bacalhau em postas congelado
É o mais indicado para você que gosta do bom e do melhor, de preço mais elevado que os outros, possui mais carne e dificilmente ficará seco.
Indicado para fazer no forno em temperatura de no máximo 160ºc por 20 minutos. Desta forma, ele ficará em lascas e bem suculento. Ideal para preparar Bacalhau à Lagareiro, por exemplo.
2- Bacalhau desfiado salgado
Normalmente este é o que vai render mais, existem muitas variedades, escolha o desfiado que estiver mais longo e grosso, deixe dessalgar como de costume (trocando águas por 24 horas, ou ao leite) e use para preparos mais cremosos. Indicado para preparar escondidinho, gratinado ou à Gomes de Sá (mexido com ovos e batata palha).
3- Bacalhau inteiro e salgado
É considerado como “bacalhau popular”, existem muitos tipos e preços. O correto é escolher os que tenham mais carne e de cor mais clara, são menos secos e serão menos fibrosos.
É indicado para fazer bolinhos de bacalhau, ou preparos cremosos. Possuem sabor forte e se não adicionada gordura (azeite de oliva), podem ficar bem rançosos.
4- Imperial
É o mais delicioso de todos, significa que a sua cura foi feita da melhor maneira possível, com toque suave e que ficará bem suculento pela sua própria gordura. Asse em baixa temperatura por no máximo 20 minutos com bastante azeite, batatas cozidas, cebolas em rodelas, pimentões e azeitonas.
A pele do bacalhau pode ser aproveitada?
Segundo o chef Vitor Sobral, do restaurante Tasca da Esquina,  o bacalhau pode ser aproveitado por completo. A pele do bacalhau se cozida em caldo e batida no liquidificador é ideal para engrossar e dar ainda mais cremosidade no seu bacalhau.
Faça o teste: retire as peles e dessalgue-as se necessário. Cozinhe em água com bastante tempero em fogo baixo por 30 minutos. Coe o caldo e em seguida cozinhe o bacalhau nesta água. Ficará ainda mais gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário