sábado, 19 de abril de 2014

A história do milho, pelos guaranis.



Em uma tribo havia dois amigos que sempre saiam juntos para conseguir comida para as suas famílias. Caçavam e repartiam a caça. Um dia saíram com seus anzóis para pescar e nada de peixes. No dia seguinte saíram com seus arcos e flechas e encontraram pouca caça. A cada dia a comida rareava mais. Foi então que se perguntaram se não haveria uma maneira mais fácil de alimentar suas famílias. 

De repente apareceu na frente deles um guerreiro muito forte, envolto em raios de luz, dizendo que havia sido enviado para ensinar-lhes como conseguir mais alimento, mas havia uma condição a cumprir: que cada um deles deveria sair para caçar separadamente a fim de que no final do dia se soubesse qual deles era o mais fraco, pois o mais débil seria sacrificado e enterrado e da sua sepultura nasceria uma planta que daria frutos suficientes para alimentar todo mundo e quantos a cultivassem. 

Os dois amigos aceitaram o sacrifício e ao final do dia o mais fraco mostrou-se ser Avaty. Os amigos cumpriram o combinado, Avaty foi sacrificado e enterrado. Caçar trabalho, agora de apenas um caçador tornou-se ainda mais difícil, as famílias começaram a passar fome, mas ao iniciar-se a primavera a tribo foi surpreendida pelo florescimento, no lugar exato do local onde Avaty fora enterrado, de uma planta de grandes folhas verdes e de espigas douradas e nutritivas. 

Em recordação ao guerreiro que se sacrificou em pro da tribo deram o nome de Avaty - ao milho.

Eloi Zanetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário