sexta-feira, 9 de agosto de 2013

É preciso beber 8 copos de água por dia?



O mito dos 8 copos provavelmente surgiu em 1945, quando um respeitado instituto de pesquisas científicas nos EUA - o National Research Council - divulgou um artigo sugerindo que o consumo médio de água, para um adulto, deveria ser de aproximadamente 2,5 litros por dia. No rodapé, havia um adendo: parte dessa água já está contida nos alimentos que consumimos diariamente. Mas ninguém deu muita bola para ele. Dali em diante, disseminou-se pelo mundo a ideia equivocada de que, para levar uma vida saudável, precisamos beber os tais 8 copos - equivalentes a 2,5 litros.

Segundo o nutrólogo Valcinir Bedin, diretor da Sociedade Brasileira de Estudos do Envelhecimento (Sobrae), 4 copos por dia são mais que suficientes, justamente porque nosso organismo obtém água de outras fontes também. E entra nessa conta qualquer tipo de líquido, incluindo sucos naturais ou industrializados, leite, chás, refrigerantes... Até café, apesar da sua reputação de bebida diurética.

"Precisamos de água para manter nossa pressão arterial estável e ficar hidratados, mas sem exageros", explica Bedin. "O excesso de líquidos sobrecarrega os rins." Em casos extremos, água demais pode até matar - quando consumida em grandes quantidades num curto espaço de tempo.

Fontes de saúde
De onde pode vir a sua cota diária de água

Melancia - 96% de água
Aipo - 95% de água
Espinafre - 91% de água
Alface - 96% de água
Cereais cozidos - 85% de água
Uva - 81% de água
Laranja - 87% de água
Chuchu - 95% de água
Tomate - 93% de água
Abobrinha - 94% de água
Batata fervida - 77% de água
Carne de frango - 70% de água

1. ÁGUA FILTRADA
Melhor que a água de garrafa, cuja composição pode incluir sais mineiras que, em excesso, acabam prejudicando o funcionamento correto dos rins.

2. OUTROS LÍQUIDOS
Vale aquele que você preferir: sucos industrializados ou naturais, leite, chá, café, refrigerantes... Qualquer líquido é potencial fonte de água para o organismo.

3. FRUTAS
Algumas delas, como a melancia, são especialmente ricas em água. Mas qualquer fruta é capaz de colaborar em alguma medida com o nível diário de hidratação de que necessitamos.

4. VERDURAS
Você pode até não perceber, mas está se hidratando quando come uma salada. Um pé de alface, por exemplo, tem proporcionalmente tanta água quanto uma melancia.

5. LEGUMES
Outra categoria de alimentos saudáveis, capaz de fornecer parte da água que a gente precisa consumir todos os dias. Um chuchu, por exemplo, tem 95% de água em sua composição.

6. OUTROS ALIMENTOS
Qualquer tipo de comida tem uma parcela de água em sua composição - especialmente quando o alimento (carnes, cereais, tubérculos, entre outros) é cozido.

FONTES: PRISCILA MORENO CATANHO (NUTRICIONISTA) E VALCINIR BEDIN (NUTRÓLOGO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário