quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Os benefícios da aveia.




Os benefícios da aveia.

Na Antiguidade, ela era considerada uma praga que nascia no meio das plantações de cevada e trigo. Evoluiu como ração para animais e hoje disputa o olimpo com outros grãos diante de tantos benefícios que proporciona à saúde humana.
A aveia é rica em proteínas, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas. O teor de proteína do grão pode chegar a 20%. O consumo de aveia alivia ansiedade, tensão e ajuda a melhorar a insônia. Além disso, diminui o nível de colesterol e açúcar no sangue, o que contribui para prevenção de problemas cardíacos e diabetes.
Segundo estudo da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, o consumo de aveia fez com que pacientes com diabetes do tipo 2 reduzissem a aplicação de insulina em 40%. As fibras proporcionam melhora na regularidade intestinal, sem contar com a rápida sensação de saciedade, que nos ajuda a comer menos. A pele vira pêssego!
Quem está grávida, então, não deve dispensar a aveia. Ela ajuda no desenvolvimento do bebê e na produção de leite. De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia, o ideal é consumir aveia todos os dias de preferência no café da manhã, pois ela ajuda o corpo a repor as energias para as tarefas diárias. A quantidade recomendada é de até 30 gramas, ou seja, 2 colheres de sopa, em média.
Se depois de ler essas características, você ficou animada para mudar seus hábitos e incluir a aveia ou outros cereais nas suas refeições, aí vai mais uma dica valiosa: consulte um nutricionista para que ele possa fazer um plano alimentar de acordo com o seu perfil. Nada pode substituir a orientação do especialista.
Você pode consumir a aveia em forma de farinha, farelo ou flocos, que podem ser usados para o preparo de shakes, mingaus, saladas e até hambúrgueres.
Veja maneiras de preparar
Frutas picadas ou amassadas com aveia são boas opções para o café da manhã. Iogurtes com flocos de aveia também ficam ótimos. Para preparar um mingau, basta misturar aveia com água ou leite e levar ao fogo até engrossar. Para saladas, é só adicionar algumas colheres no prato de sua preferência. No preparo dos sucos ou vitaminas, vale a mesma dica. Misture um pouco de aveia com a carne moída e coloque no grill, você vai ter um hambúrguer caseiro muito mais saudável!
Para completar, envio uma receita de barra de cereal. Anote aí:
1 xícara  de chá de açúcar mascavo
1 xícara de chá de aveia grossa
1 xícara de chá de aveia média
1 xícara de chá de aveia fina
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
150 gramas de margarina derretida
Meia xícara de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de nozes picadas
1 xícara de chá de castanhas de caju trituradas
Preparo
Misture bem o açúcar mascavo, a aveia grossa, a aveia média, a aveia fina, o bicarbonato de sódio, a margarina derretida, a farinha de trigo, as nozes picadas e as castanhas de caju até que a margarina seja bem absorvida. Pegue uma forma retangular, de 18cm x 28cm, sem untar, coloque a mistura e vá apertando de maneira que cubra toda a forma. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 35 minutos. Passado este tempo, retire e deixe esfriar completamente. Desenforme e, com o auxílio de uma faca de serra, corte a massa em quadrados no tamanho que desejar.
Da antiguidade até os dias de hoje, a aveia faz jus à sabedoria milenar: “Que a medicina seja teu alimento e o alimento tua medicina” – Hipócrates.

Fonte: Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário