O Guia Michelin, publicação que reúne informações sobre os melhores restaurantes e hotéis de cidades da Europa, da Ásia e da América do Norte, ganhará uma versão brasileira em março de 2015. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pela marca de pneus, que edita pela primeira vez seu famoso guia com foco em um país latino-americano.
A edição será bilíngue (português e inglês), terá versão digital e será dedicada às cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde estão os principais estabelecimentos da rota gastronômica brasileira, de acordo com Michael Ellis, diretor internacional do Guia Michelin. "A cena gastronômica brasileira continuou a evoluir nos últimos anos e atraiu a atenção de chefes de todo o mundo. Rio e São Paulo se tornaram pontos que não podem deixar de ser considerados no cenário gastronômico mundial", diz.
Apesar de ter o lançamento marcado para março do ano que vem, a equipe ainda está avaliando quantos estabelecimentos serão visitados avaliados. Também não há confirmação sobre tiragem, número de páginas ou preços, mas a ideia é ter uma publicação anual para acompanhar a evolução da gastronomia brasileira. "Há desenvolvimento a cada ano. Quando o guia chega a uma cidade ou a um país, ele vira um objetivo para os chefs. Ganhar uma estrela do guia significa chegar ao nível mais alto", explica Ellis.
O método de avaliação para a elaboração da edição brasileira será o mesmo usado nos demais locais. A Michelin conta com uma equipe de inspetores anônimos que visitam os restaurantes e hotéis como clientes, sem se identificarem como representantes da publicação, para que a experiência e o julgamento sejam isentos de tratamento especial. Ellis não revelou quantos inspetores estão a serviço do Guia Michelin Rio & São Paulo, revelando apenas que são espanhóis especializados em gastronomia e que eles já estão avaliando os estabelecimentos. Futuramente a equipe de inspetores será formada por brasileiros, a exemplo do que aconteceu em outros países, onde representantes nacionais passaram a integrar gradualmente o time de avaliadores.
Oportunidade
De acordo com Damien Destremau, vice-presidente da Michelin na América do Sul, a empresa estudava o lançamento de uma edição brasileira do guia há cerca de três anos e decidiu lançá-la como complemento ao seu negócio principal, no setor de pneus. Ainda segundo ele, a publicação dialoga com a proposta inicial da empresa. “Os guias são reconhecidos mundialmente nos setores gastronômico e hoteleiro. Ele dá a possibilidade aos leitores de irem ainda mais longe com a Michelin”, disse. Para Destremau, o guia é uma oportunidade para aproximar os clientes da marca, principalmente devido à procura do brasileiro por produtos do tipo. “Estamos cientes do interesse do público no assunto de mapas e guias, principalmente pelo movimento nas redes sociais”, completou.
A iniciativa, porém, não foi influenciada pelo fato de o Brasil estar no foco das atenções por sediar a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas Rio 2016, conforme disse Ellis. “Estamos trazendo o nosso trabalho para cá pensando na gastronomia. Esse é o nosso foco e é assim que fizemos também nos outros países”, esclareceu, dizendo que a motivação para o lançamento da edição brasileira foi a evolução da gastronomia local e a relevância que ela ganhou nos últimos 15 anos.
História
A Michelin iniciou suas operações no Brasil em 1927, mas seus guias são ainda mais antigos. O primeiro foi publicado em 1900, na França, e depois vários países da Europa ganharam suas próprias edições. Somente em 2005 a publicação chegou aos Estados Unidos, com o guia de Nova York, enquanto em 2007 foi a vez da Ásia recebê-lo, com a seleção dos melhores restaurantes de Tóquio, no Japão. Atualmente, a seleção de guias Michelin é composta por 23 publicações que cobrem 23 países em três continentes e reúnem mais de 45 mil estabelecimentos no mundo.
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