sexta-feira, 22 de março de 2013

Quando surgiu o garfo?





Embora artefatos semelhantes a uma colher fossem conhecidos desde a Pré-História, os talheres de uso pessoal são relativamente novos. Até a Idade Média, comia-se com as mãos. O garfo, segundo o historiador italiano Massimo Montanari, só começou a ser usado nos últimos anos do período medieval, primeiramente, e sobretudo, na Itália, quando a cultura do macarrão se tornou mais popular.
“O garfo aparece como forma de extremo (e longamente contestado) refinamento dos costumes ou como necessidade no caso de pratos como a massa, fervente e escorregadia, difícil de ser controlada com as mãos”, escreveu em Comida como Cultura.
Na Idade Média, o cozimento privilegiava a textura dos pratos que seriam ingeridos sem intermediários, ou seja, com os dedos. “Entrecruzando técnicas diversas, obtinham-se sabores particulares e consistências peculiares. Tanto na Antiguidade como no período medieval se dava muita atenção à textura dos pratos, que eram comidos com as mãos”, escreveu Montanari.
No Brasil, o talher desembarcou na bagagem dos portugueses no século 17. A prataria, no entanto, ficava guardada, não era colocada em uso. Os portugueses usavam os dedos – polegar, indicador e dedo médio – como talheres, da mesma forma como os árabes, apontou Câmara Cascudo em História da Alimentação no Brasil. Muitos modos à mesa remontam à época pré-talher, entre eles a obrigação de chegar às refeições sempre com as mãos limpas.
-
Fonte: Paladar

Nenhum comentário:

Postar um comentário