domingo, 24 de março de 2013

A Moqueca do Renatão







A MOQUECA DO RENATÃO

           
Renato Trombini, meu concunhado e melhor amigo é industrial do ramo de embalagens de papelão ondulado e papel. Além de um gourmet é um excelente cozinheiro, com muitas receitas que fazem a festa de quem gosta de comer bem. Um dos seus sucessos é a Moqueca, que pode ser só de peixe ou de diversos frutos do mar.

                               
           
Vamos à receita da Moqueca do Renatão, de Peixe e a uma derivação para a de Frutos do Mar, para 10 pessoas. Você vai precisar de:

INGREDIENTES:


            . 5 quilos de postas de garoupa(ou de pintado).
            . 2 quilos de tomates (maduros).
            . 1 quilo de cebolas.
            . 4 ou 5 pimentões vermelhos e amarelos.
            . 1 maço de cheiro-verde ( salsa e cebolinha)
            . Azeite de oliva.
            . Azeite de Dendê.
            . Um dente de alho.
            . Leite de Côco.
            . Pimentas malagueta e do reino.
            . Sal.


Obs.: Não uso Coentro (não gosto e, pra mim, é indigesto).

 MODO DE PREPARAR

            
Corte os tomates e as cebolas em rodelas, finas. Corte os pimentões em tiras, descartando as sementes. Pegue uma caçarola ou panela grande (melhor se for de barro) e coloque um fio de óleo de oliva, na base. Em seguida, coloque rodelas de tomate e cebola, mais as fatias de pimentão, fazendo uma base na panela toda.

Salpique cheiro verde, sal e pimenta do reino.
            
Pique uma ou duas pimentas malaguetas, e salpique um pouco sobre a base. Então, faça uma camada com o peixe, em posta de uma polegada de largura. Sal, pimenta e óleo de oliva sobre o peixe. Salpique um pouco do alho, bem picadinho.
             
Comece tudo de novo: coloque tomates, cebolas, pimentão, alho e cheiro verde, mais sal e pimentas. Em seguida, uma nova camada de peixe, mais sal, pimemta e óleo...e assim por diante, até completar a panela quase até o topo.
             
Encerre com uma camada de tomates, pimentões e cebolas, mais o cheiro verde. Então coloque 2 ou três garrafinhas de leite de côco (nunca use o light) um meio copo do azeite de dendê, por cima, espalhando bem, para ir descendo pela moqueca. Para finalizar, o sumo de meio limão (truque que aprendi no famoso Bargaço, de Salvador)
             
Só então leve ao fogo, em chama média/alta. Não coloque água, nunca. O caldo será só do peixe e dos tomates e pimentões, com os temperos.
             
Em alguns minutos, quando tudo estiver fervendo, estará pronta uma das melhores moquecas do planeta.
             
Para acompanhar, uma farofa de dendê, feita apenas fritando farinha de mandioca em azeite de canola (ou banha) com azeite de dendê, arroz branco e farinha de mandioca de Guaratuba ou Morretes.

 Aproveitando o rumo das moquecas...

             

MOQUECA DE FRUTOS DO MAR

Esta mesma receita vale para uma deliciosa moqueca de frutos do mar, basta, além do peixe, adicionar camarões graúdos, mexilhões e lulas e polvos pré-cozidos. Uma dica para o polvo e as lulas (aprendi com um velho Chef italiano, o Giorgio, há séculos): 
                  
Coloque um polvo inteiro e limpo de um quilo numa panela de pressão, com um tomate e uma cebola cortadas em quatro. Um pouco de ervas finas desidratadas vão bem.  
             
Tampe a panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, marque 15 minutos, por quilo de polvo...fica no ponto, com um caldo maravilhoso. Não coloque nem um pingo de água, nem sal. Não precisa e teremos um caldo maravilhoso para um risoto de polvo.
                 
O mesmo procedimento vale para as lulas. Ficam no ponto. Depois de pré-cozidas, as lulas são cortadas em fatias e o polvo em pedaço graúdos, para serem utilizados na moqueca. Use, se quiser, um pouco do caldo de polvo e/ou de lulas, na moqueca (mas nem precisa).
                 
Para acompanhar, caipirinha de cachaça boa de Luis Alves e cerveja gelada. Se desejar sofisticar um pouco, um bom vinho branco seco, geladinho...
                 
E bom-apetite!

JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário