sexta-feira, 4 de novembro de 2016

GORDURA DO LEITE NÃO ENGORDA E NÃO FAZ MAL À SAÚDE

GORDURA DO LEITE NÃO ENGORDA E NÃO FAZ MAL À SAÚDE


“Acreditar que a gordura do leite aumente os níveis de colesterol ou seja causadora de alguma doença cardiovascular é um mito”, garante o zootecnista Marco Antônio Sundfeld da Gama, da Embrapa Gado de Leite, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Juiz de Fora, em Minas Gerais (artigo abaixo). Ele também é membro do Núcleo para Valorização dos Produtos Lácteos na Alimentação Humana, oNuvlac, entidade ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora, e que tem apoio da FAPEMIG.
Doutor em Nutrição de Vaca Leiteira, Marco Antônio Gama desenvolve pesquisas sobre a influência que tem o que o animal come sobre a qualidade da gordura de seu leite. A ideia final é identificar e reproduzir as condições que possam levar à produção de um alimento funcional – que tem uma função no organismo e é bom para a saúde humana. Mas a etapa agora é conscientizar.
Nesta edição do Ondas da Ciência (#81), o pesquisador fala um pouco mais sobre isso e alerta para o que chama de erro comum: acreditar que margarina é mais saudável que manteiga. Não é, segundo ele. Isso principalmente por que há diferenças nas propriedades da ligação química – trans – que ocorre na gordura de origem industrial e na gordura trans de origem de ruminantes, como as vacas. Inclusive na posição do carbono onde ocorre esse tipo de ligação química, o que determinaria a maior ou menor facilidade do metabolismo do alimento no nosso organismo. Isso, segundo suas pesquisas, faz toda a diferença para a alimentação humana.


Saiba mais
“Gordura do leite e doenças cardiovasculares: reconstruindo a história sob a luz da ciência” – Artigo de  Marco Antônio Sundfeld da Gama (PDF)

The relationship between high-fat dairy consumption and obesity, cardiovascular, and metabolic disease (Eur J Nutr. 2013 Feb;52(1):1-24. doi: 10.1007/s00394-012-0418-1. Epub 2012 Jul 19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário