domingo, 20 de novembro de 2016

Pudim à Abade de Priscos (Portugal)

Pudim à Abade de Priscos: segredo revelado graças a um duelo confeiteiro – Foto Reinaldo Mandacaru

PUDIM À ABADE DE PRISCOS 
 Por Vitor Sobral (*)
RENDE 10 PORÇÕES
INGREDIENTES
  • 500g de açúcar
  • 500 ml de água
  • 50g de toucinho fresco picado
  • 1 anis-estrelado
  • 1 pedaço de canela em pau
  • 2 pedaços de casca de limão (sem a polpa branca)
  • 100 ml de vinho do Porto
  • 16 gemas
  • 200g de açúcar com 200 ml de água (para o caramelo)
MODO DE PREPARAR
1. Em uma panela, misture 500g de açúcar com 500ml de água.  Junte o toucinho, o anis-estrelado, o pau de canela, a casca de limão e deixe reduzir em fogo baixo, até obter meio litro de calda.
2. Retire do fogo, coe a calda e incorpore o vinho do Porto.
3. Em uma tigela, misture ligeiramente as gemas.
4. Derrame a mistura de calda e vinho do Porto lentamente sobre as gemas, mexendo com cuidado.
5. Para o caramelo, leve ao fogo baixo 200g de açúcar com 200ml de água, mexendo sempre, até o açúcar atingir o ponto de caramelo dourado.
6. Forre com o caramelo o fundo e as paredes de uma fôrma de pudim redonda, vazada no centro.
7. Derrame na fôrma a mistura de gemas, tampe e cozinheiro pudim em  banho-maria (com a água já fervente), no forno médio, aquecido a 180°C, por cerca de 1 hora.
8. Retire a fôrma do forno, deixe esfriar e a seguir desenforme.

(*) Vitor Sobral, chef português, é sócio-proprietário dos restaurantes Tasca da Esquina e Taberna da Esquina, ambos em São Paulo.

Faça ketchup e mostarda em casa.

Faça ketchup e mostarda em casa.

Fazer ketchup e mostarda em casa está longe de ser um segredo indecifrável da indústria alimentícia. Em pouco tempo, mesmo quem não tem muitas técnicas culinárias consegue chegar a um bom resultado e surpreender os convidados.
“Há muitas vantagens em fazer seus próprios molhos: saber quais ingredientes você está usando, dar o seu toque pessoal à receita, livrar-se de corantes e conservantes e ter o prazer de servir algo preparado por você aos amigos”, diz o chef Alexandre Cymes, do Arroz de Festa Buffet, que ensina os segredos para preparar os dois condimentos em casa.
Na parte das desvantagens, por não conter conservantes, tanto o ketchup quanto a mostarda não têm a mesma longevidade de seus similares industrializados. O molho à base de tomates dura cerca de uma semana na geladeira. Já a mostarda, cerca de 15 dias - contando o tempo de uma semana que ela precisa para “amadurecer” e equilibrar seus sabores. Para quem não quer desperdício, o chef recomenda reduzir pela metade a quantidade de ingredientes. Ou convidar uma boa turma para uma tarde de hambúrgueres e cachorros-quentes.

Ketchup Caseiro

  • Leonardo Soares/UOL

    Ingredientes

    Para o preparo do ketchup em casa, você irá precisar de: 2 latas de tomates pelados picados; ½ cebola picada; ½ colher de chá de sementes de erva-doce; 1 colher de chá de gengibre picado; 2 dentes de alho picados; ½ pimenta dedo de moça picada; ½ colher (chá) de coentro em pó; 2 cravos; 1 colher (chá) de pimenta do reino moída; ½ colher (chá) de sal; 1 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto; 70 gramas de açúcar mascavo Leia mais 
    Imagem: Leonardo Soares/UOL
  • Leonardo Soares/UOL

    Para começar

    Coloque primeiro a cebola e o vinagre em uma panela. Aqueça em fogo médio até que a cebola murche e solte seu aroma (cerca de 3 minutos).
    Imagem: Leonardo Soares/UOL
  • Leonardo Soares/UOL

    Misturando

    Junte todos os outros ingredientes e cozinhe a mistura em fogo médio, sempre mexendo, até que ela reduza pela metade e chegue a uma consistência bem densa.
    Imagem: Leonardo Soares/UOL
  • Leonardo Soares/UOL

    Sem grumos

    Passe todo o molho pela peneira, para se livrar dos pedaços mais grossos de tomate, dos cravos e dos outros resíduos de temperos. Deixe esfriar e guarde na geladeira, de preferência em um vidro esterilizado.
    Imagem: Leonardo Soares/UOL
  • Leonardo Soares/UOL

    Variações

    Se preferir, você pode usar tomates frescos para fazer ketchup. Mas certifique-se de que estejam muito maduros e lembre-se de retirar a pele e as sementes antes de usar. Na hora de cozinhar, você pode acrescentar pedacinhos de bacon ou toucinho defumado, testar outros tipos de pimenta (ou exagerar um pouco na ardência, se for do seu gosto), agregar um pouco de pimentão picado, canela em pau e outras especiarias.
    Imagem: Leonardo Soares/UOL

Mostarda Caseira

  • Leonardo Soares/UOL

    Ingredientes

    Você vai precisar de: ¼ de xícara (chá) de sementes de mostarda; ¼ de xícara (chá) de mostarda em pó; 2 colheres (chá) de açúcar mascavo; 1 colher (chá) de sal; ½ colher (chá) de cúrcuma; 1/4 colher (chá) de páprica; ¼ colher (chá) de alho em pó; ¼ de xícara (chá) de água; 1 xícara (chá) de vinagre branco Leia mais 
    Imagem: Leonardo Soares/UOL
  • Leonardo Soares/UOL

    Amassando

    Coloque os grãos de mostarda em uma vasilha, cubra com água e hidrate por cerca de 2 horas antes do preparo, para que eles fiquem mais maleáveis.

    Após esse período, macere (aperte) bem os grãos de mostarda em um pilão. Se quiser um resultado mais refinado, sem a textura dos grãos, use um processador potente ou um moedor de café.
    Imagem: Leonardo Soares/UOL
  • Leonardo Soares/UOL

    Na panela

    Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio por cerca de 3 minutos. A ideia não é cozinhar a mistura, mas apenas fazer com que ela fique homogênea. Se achar que sua mostarda está muita densa, agregue um pouco mais de água até que chegue à consistência desejada.

    Depois de pronto, espere esfriar e coloque em um pote de vidro esterilizado. Leve à geladeira por 1 semana antes de usar, para que os sabores fiquem equilibrados.
    Imagem: Leonardo Soares/UOL
  • Leonardo Soares/UOL

    Variações

    Alexandre recomenda substituir a água por vinho branco, para que sua mostarda ganhe os ares da famosa receita francesa de Dijon. Outra dica é usar uma cerveja bem maltada e encorpada, tipo Ale, de baixo amargor. Se achar maçante processar as sementes ou não encontrá-las facilmente, uma opção é usar apenas a mostarda em pó.

    Curry, mel e estragão são outros ingredientes que, se bem dosados, rendem aroma e sabor gostosos à receita. Num nível que o chef chama de "curioso avançado", você também pode agregar ao preparo frutas maceradas que tenham acidez e frescor pronunciados, como pitanga, framboesa e amora.

Leite condensado: saiba mais sobre o ingrediente queridinho dos brasileiros

Leite Condensado.
Leite condensado costuma ser visto como sinônimo de coisa boa – afinal, quem é capaz de resistir a um brigadeiro ou a um delicioso pudim de leite? Sobre morangos ou ainda na forma de doce de leite, é difícil achar sobremesa que não fique melhor com um toque do ingrediente. Isso sem falar naqueles que o comem puro mesmo, direto da lata ou no meio do pão.
No entanto, quem vê as tentadoras latinhas no mercado pode não saber que o produto não foi inventado para brilhar nas sobremesas, mas sim como uma forma de conservar melhor leite em uma época sem geladeiras. Ou que o adorado brigadeiro foi inventado para angariar votos em uma eleição presidencial.
Veja abaixo algumas curiosidades e macetes sobre o queridinho das multidões. Avisamos: é possível que você fique com fome...!
  • Getty

    Quem inventou o leite condensado?

    O ingrediente, como o conhecemos hoje, tem vários "pais". O norte-americano Gail Borden Jr., no entanto, foi quem aperfeiçoou e patenteou o método de produção industrial do produto em 1856. O objetivo era aumentar a vida útil do ingrediente e evitar que ele azedasse antes de chegar ao consumidor nas grandes cidades. Nesta época, o leite condensado era consumido diluído em água - seu uso em doces só veio depois.
    Imagem: Getty
  • Junior Lago/UOL

    Como é produzido hoje?

    Ao contrário do que o nome indica, o leite condensado não é feito por condensação, mas sim por evaporação: após ser pasteurizado, ele recebe açúcar (que, aqui, também age como conservante) e passa por um processo que remove 60% de sua água.

    Quem costuma ler receitas em inglês às vezes encontra "evaporated milk" (leite evaporado) na lista de ingredientes. Trata-se do leite que passou por este processo, mas não teve açúcar adicionado na fórmula.
    Imagem: Junior Lago/UOL
  • Divulgação

    O tal do brigadeiro

    Para muita gente, falar de leite condensado é falar de brigadeiro. Conta a lenda que o doce foi inventado por eleitoras do Brigadeiro da Aeronáutica Eduardo Gomes, candidato à presidência em 1945. Ele perdeu a disputa para Eurico Dutra, mas a receita entrou para a História.

    Existem vários segredos para o preparo do brigadeiro perfeito --no que diz respeito ao leite condensado, nada de fogo alto: a mistura perde o ponto rapidamente se aquecida em excesso. Leia mais 
    Imagem: Divulgação
  • Reinaldo Canato/UOL

    Meu reino por um pudim

    O pudim de leite condensado é sempre uma boa pedida para a sobremesa, seja em sua versão mais tradicional ou em releituras com chocolate, pistache, paçoca ou café, entre outras. A questão dos furinhos na massa é uma discussão que nunca termina --quem prefere o pudim liso precisa tomar cuidado na hora de misturar os ingredientes. Ao bater demais, incorpora-se ar na massa: ele fica preso na hora de assar, formando as tão polêmicas bolhinhas.

    Outra medida para ter um pudim lisinho é assá-lo em forno baixo e não colocar água quente no banho-maria: paciência e muito tempo de forno são as soluções para que a massa cozinhe de maneira uniforme.




4 receitas para o almoço que ficam prontas em 10 minutos

4 receitas para o almoço que ficam prontas em 10 minutos


Comer bem, todo mundo quer. Mas ficar horas na cozinha é um luxo para poucos. Por isso, muitas vezes, optamos por fast foods nada saudáveis na hora em que a fome aperta.
Chegou a hora de acabar com isso.
Incrível.club o convida a conhecer 4 receitas rápidas para os dias em que o tempo é curto e a fome, grande. Experimente estas delícias facílimas de fazer.
Pasta carbonara
Esta clássica receita italiana é uma verdadeira delícia e toma quase nada de tempo. Serve duas pessoas:
  • 200 gramas de massa.
  • 200 gramas de creme de leite.
  • 6 tiras de bacon.
  • Meio cubo de caldo de carne ou frango.
  • Meio copo de vinho branco seco.
  • Sal e pimenta a gosto.
Em uma panela, coloque a água e o sal para ferver. Corte o bacon em quadradinhos e coloque em uma frigideira quente sem agregar qualquer tipo de óleo ou manteiga Quando o bacon soltar a gordura e estiver dourado, jogue o vinho branco e espere o vinho evaporar.
Neste momento, a água já deverá ter fervido. Coloque a massa para cozinhar, de acordo com o que indicar a embalagem do produto — de 5 a 7 minutos.
Junte o creme de leite, o caldo, sal, pimenta e o bacon. Misture bem.
Voilà! Em 10 minutos, está pronto. Sugerimos juntar um pouquinho de queijo parmesão ralado para dar um sabor extra.
Cuscuz de frango com especiarias
Em muitos países, o cuscuz é um prato exótico e pouco conhecido. Mas, mesmo nos lugares em que é popular, se bem preparado, pode evocar as delícias e os mistérios do Marrocos.
Seu preparo é extremamente simples e é possível variar bastante as receitas. Atreva-se a prepara-lo. A seguir, a receita para duas pessoas:
  • 200 gramas de cuscuz.
  • Meio peito de frango sem gordura.
  • 100 gramas de tomates cereja.
  • Uma pitada de cominho, urucum, sal e pimenta.
  • Uma rama pequena de coentro.
  • 40 gramas de amendoim salgado.
  • Óleo ou azeite.
Ponha 2 litros de água com sal para ferver.
Pique o coentro e corte o frango em tiras pequenas. Frite o frango em uma frigideira até que fique dourado. Junte o tomate, o coentro, o cominho, o urucum, o sal e a pimenta e deixe cozinhar por alguns minutos.
Neste momento, a água já deverá ter fervido. Apague o fogo, acrescente o cuscús na água e espere até que cresça. Quando o cuscuz estiver pronto, junte o frango e o amendoim. Você pode acrescentar legumes no vapor à receita para torna-la ainda mais saborosa.
Omelete
Um clássico da cozinha francesa e uma forma criativa e deliciosa de dar um jeito em algumas sobras que vão parar na geladeira. Carnes frias, vegetais, queijos, tudo é válido nesse prato rápido, simples e saboroso. Anote os ingredientes para duas pessoas:
  • 4 ovos.
  • 50 gramas de creme de leite.
  • 1 colher pequena de mostarda.
  • Presunto picadinho.
  • Queijo picadinho.
  • 4 folhas de espinafre.
  • 100 gramas de cogumelos.
  • Uma pitada de sal e pimenta.
  • Um pouco de manteiga.
Preparando:
  • Bata os ovos num recipiente fundo.
  • Junte aos ovos o creme de leite, a mostarda, sal e pimenta.
  • Derreta a manteiga numa frigideira em fogo médio.
  • Junte os cogumelos, o presunto, o espinafre e, por fim, a manteiga.
  • Despeje a mistura de ovos na frigideira e deixe cozinhar em fogo médio ou baixo até que os cogumelos e o espinafre soltem seu caldo.
  • Junte o queijo.
  • Deixe a parte de baixo ficar dourada e, com cuidado, vire o omelete para que a parte de cima possa também dourar.
Pronto! Agora é só servir.
Fica ótimo com pão.
Sanduíche de baguete
Ótima opção para levar na mochila e comer a qualquer hora, em qualquer lugar. Bateu a pressa e a fome? Faça um pic nic em casa ou no trabalho, deleitando-se com um saboroso sanduíche. A receita para duas pessoas leva os seguintes ingredientes:
  • Um pão baguete.
  • Duas colheradas de mostarda Dijon ou comum.
  • Manteiga.
  • Cream cheese ou requeijão.
  • Sal e pimenta.
  • Orégano (seco ou fresco).
  • Um tomate.
  • 4 fatias de queijo mussarela.
  • 4 fatias de presunto.
  • Rúcula fresca.
Agora, em poucos minutos, você finaliza:
  • Corte a baguete em sentido horizontal.
  • Passe, de um lado, manteiga e, na sequencia, mostarda e na outra, cream cheese ou requeijão.
  • Corta o tomate em fatias finas e divida-as no pão.
  • Jogue orégano sobre o tomate.
  • Agora, coloque o queijo e o presunto sobre os tomates.
  • Por fim, coloque as rúculas.
  • Finalize com sal e pimenta.
  • Por fim, divida os pães em dois, cortando em sentido vertical.
Para transportar seu lanche, envolva-o com papel alumínio. Esqueça as preocupações e saboreie seu almoço..