segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Panforte de Siena



Panforte de Siena

O panforte nasceu em Siena, na Itália, por volta de 1200. É uma torta feita com amêndoas, mel e frutas. A maneira tradicional de saborear, é molhar suas finas fatias diretamente na taça de Vinsanto, um vinho da Toscana para sobremesas. Doce, amabile e seco. A cor varia do amarelo ouro ao âmbar. As fotos são da Rita, dodolcerita76.blogspot.com, de Madrid. Seu site tem doces divinos.

INGREDIENTES
¾ xícara (chá) de farinha de trigo (80g) 1 pitada de noz-moscada em pó 1 xícara (chá) de avelãs sem casca (120g) 1 colher (café) de raspas de limão (1g) ¾ xícara (chá) de nozes picadas (75g) 1 colher (café) de raspas de laranja (1g) 1 xícara (chá) de amêndoas sem pele cortadas ao meio (120g) 3 colheres (sopa) rasa de açúcar refinado (30g) 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas (135g) 6 colheres (sopa) de mel (120g) 1 xícara (chá) de figos secos picados (160g) 1 folha de papel-arroz cortada em círculo 2 colheres (sopa) rasas de cacau em pó (12g) União Glaçúcar para polvilhar 1 colher (café) de canela em pó (1,5g)


MODO DE PREPARAR
Misture a farinha com as castanhas, as frutas, o cacau, as especiarias e as raspas. Reserve. Leve ao fogo o açúcar com o mel até levantar fervura. Fora do fogo, junte a mistura reservada e incorpore delicadamente. Forre a fôrma com papel-manteiga, unte e coloque o disco de papel arroz. Distribua a massa na fôrma, pressione com uma colher e asse no forno preaquecido. Assim que retirar do forno, pressione novamente com as costas de uma colher para compactar a massa.
Desenforme frio e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.



Helena Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário