sexta-feira, 3 de abril de 2015
Os deliciosos pinhões
Os Delíciosos pinhões
É tempo de saborerar, no sul do Brasil, os deliciosos pinhões, sementes dos pinheiros arauária (árvore símbolo do Paraná), que pode ser saboreados cozidos, com água e sal, assados no braseiro ou nas chapas dos velhos fogões a lenha, ou ainda para elaborar os mais deliciosos pratos, como a farofa de pinhão, a paçoca lapeana, risotos e molhos para carnes.
Para acompanhar um belo filé mignon, cozinhe pinhões, descasque-os, corte-os em pedaços, frite na manteiga e depois coloque-os em molho branco por uns minutos. Fica demais de bom!
Para um risoto gostoso, cozinhe os pinhões com água e sal, corte uma parte em pedaços menores e pique umas 20 unidades, a serem fritas na manteiga, com cebola e cheiro verde, por uns minutos. Adicione o arroz, refogue, e então adicione meia taça de vinho. Deixe evaporar o álcool e adicione água bem quente, aos poucos. Se quiser, use um caldo de legumes, mas eu acho que não precisa. Quando o o arroz ficar pronto, sirva-o com um bom assado, ou com mignons fritos na manteiga.
Quando cozinhamos pinhões, passamos o dia comendo.
Pinhão é tudo de bom!
É a iguaria do nosso Inverno.
JJ
Em tempo: comer as sementes do pinhão não é crime e é regulado por lei, no Paraná, por exemplo. O plantio do pinheiro é feito pela Gralha Azul (ave símbolo do Paraná) e por reflorestadores, às vezes, porque é probido cortar pinheiros araucária - a não ser em casos de risco.
PS.: Você pode congelar pinhões cozidos, sem a casca, em sacos plásticos sem ar, para poder se deliciar o ano todo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário