sábado, 20 de abril de 2013

FRANGO COM LARANJA, HUMMM



FRANGO COM LARANJA

Este prato vai virar uma espécie de clássico da sua casa. Pode apostar. “Fácil, fácil de fazer, esse franguinho é lindo e vai bem com os mais variados acompanhamentos.” É assim que Rita Lobo apresenta a receita em Cozinha de Estar (Editora Paralela, 2012). Faltou dizer que é delicioso – com sabor que tem o toque cítrico, o adocicado da geleia, o alho com alecrim e a pimenta. O preparo leva dez minutos e aproximadamente 1 hora no forno. Fica ótimo com batata ou abóbora assada. Ou, acrescento, com caquis assados (passados no azeite, canela, asal, pimenta e açúcar).
FOTOS: Editora Panelinha/Divulgação (prato) e Felipe Rau/Estadão (ingredientes)
Ingredientes
10 coxas de frango
5 laranjas-baía
5 colheres (sopa) de geleia de laranja
10 dentes de alho com casca
5 ramos de alecrim
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparar  (uma hora)
1. Preaqueça o forno a 200°C (temperatura média/alta).
2. Lave e seque bem as laranjas, os dentes de alho com casca e o alecrim. Reserve. Numa tigelinha, tempere a geleia com sal e pimenta-do-reino.
3. Fatie as laranjas com uma faca bem afiada. Faça 14 a 16 rodelas, descartando as pontas. Para isso você deverá usar 3 laranjas. Esprema o suco das 2 restantes e passe por uma peneira.
4. Lave as coxas de frango sob água corrente, seque bem com um pano limpo.
5. Num refratário, disponha 5 fatias de laranja e regue com o suco. Coloque as coxas “de valete” (como na foto, uma para cima, outra para baixo). Levante a pele e, com as mãos, espalhe metade da geleia de laranja. Volte a pele para o lugar e espalhe a geleia restante. Acrescente mais de pimenta e espalhe os dentes de alho.
6. Coloque uma fatia de laranja e um pedaço do ramo de alecrim entre cada coxa de frango.
7. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos.
8. Reduza o fogo para 180°C (temperatura média) e deixe assar por 50 minutos, ou até que esteja douradinho. Retire do forno e, se não for servir de imediato, cubra com papel-alumínio.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário