quarta-feira, 2 de julho de 2014

Pratos bem decorados aumentam o apetite.

Kandinsky

Uma nova pesquisa mostrou que a comida parece ter sabor melhor quando é apresentada de forma mais elaborada. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, colocou essa teoria à prova, comparando a reação dos participantes a um mesmo prato apresentado de formas diferentes. A pesquisa foi publicada nesta sexta-feira, no periódicoFlavour.

Participaram do estudo 30 homens e 30 mulheres. A cada um foi oferecido um prato de salada, e eles avaliaram suas impressões antes e depois de consumir a refeição. Havia três opções de pratos, todos feitos exatamente com os mesmo ingredientes nas mesmas quantidades, variando apenas na apresentação. O primeiro era considerado "comum", com todos os ingredientes misturados no centro do prato. Na segunda opção, a "organizada", os ingredientes eram apresentados separados um do outro e, por fim, a terceira opção era a "artística", na qual a disposição dos ingredientes foi inspirada na Pintura Número 201, do artista russo Wassily Kandinsky.
O prato baseado na obra de arte recebeu uma nota mais alta nos quesitos complexidade, apresentação artística e aprovação geral. Depois da degustação, o prato recebeu também conceitos mais altos com relação ao sabor, apesar de suas notas para os quesitos sal, amargor, doçura e acidez individualmente terem sido semelhantes às das demais opções.
Além disso, o preço que os participantes estavam dispostos a pagar por esta refeição era o dobro daquele oferecido para os outros pratos, embora os pesquisadores acreditem que a diferença de valor pode ser uma consequência da complexidade aparente do prato e do esforço envolvido em sua preparação.
-
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: A taste of Kandinsky: assessing the influence of the artistic visual presentation of food on the dining experience

Onde foi divulgada: periódico Flavour

Quem fez: Charles Michel, Carlos Velasco, Elia Gatti e Charles Spence

Instituição: Universidade de Oxford, na Inglaterra

Dados de amostragem: 30 homens e 30 mulheres

Resultado: Quando um prato contendo os mesmos ingredientes de outros foi apresentado de forma mais bonita, os participantes o consideraram mais saboroso.
...
Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário