quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Pão de damasco com pinhão.

 


PÃO DE DAMASCO E PINHÃO



Chegou a época dos pêssegos, e os damascos frescos são encontrados no Mercado Municipal. Esta receita é do Professor Ailton Almeida, e a Hilda Santos fez para as fotos. Estão no livro, fotos e receita.

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo especial
100 gramas de farinha de coco
10 gramas de fermento biológico seco
20 gramas de açúcar mascavo
10 gramas de sal
200 gramas de creme de leite fresco
400 a 500 gramas de água morna (aproximadamente)
200 gramas de pinhão cozido e triturado
200 gramas de damascos frescos, em cubinhos

Modo de preparar

Em um recipiente grande misturar as farinhas, o fermento, o açúcar e por último o sal.
Aos poucos ir acrescentando a água e o creme de leite até umedecer completamente as farinhas, misturar e amassar bem até ficar com a mão limpa.
Deixar a massa descansar por 10 minutos e na sequência iniciar a sova que poderá ser manual ou com uso de cilindro de massas. Sovar por aproximadamente 20 minutos até a massa ficar lisa.
Abrir a massa em superfície enfarinhada, espalhar o pinhão cozido e misturar bem, sovando novamente por mais 2 a 3 minutos. Dividir a massa em duas partes iguais, fazer uma bola e com uso de rolo de massas, abrir em formato oval (espessura de 2cm) e enrolar como se fosse um rocambole ou formato de pão caseiro, recheando com o pinhão e os damascos. Salpicar após enrolar, para enfeitar.
Colocar em uma forma untada e enfarinhada e deixar descansar/fermentar/crescer por aproximadamente 1 hora ou até dobrar de volume. Assar em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos ou até obter a cor dourada na casca.
Tempo de preparo: 90 minutos

Helena Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário