domingo, 17 de maio de 2015

Caçarola com fusili.



Caçarola francesa, com fusili italiano.

Invenção deste domingo.

Numa caçarola grande, derreta meio pacote de manteiga e frite uma cebola picada, mais dois dentes de alho picados, minutos mais tarde. 

Quando dourar, coloque para fritar um quilo de filé mignon cortado em cubos (de um centímetro quadrado, mais ou menos), temperado só com sal. Mexa sempre e quando estiver frito (mal passado) adicione um pouco de farinha de trigo, polvilhada, para engrossar.

Acrescente uma caixa de champignon (de Paris) fatiados e tampe a caçacola. Quando perceber que os cogumelos estão cozidos, acrescente uma taça de vinho tinto - e espere evaporar o álcool.

Numa caçarola em paralelo, frite meia cebola bem picada, acrescente algumas folhas rasgadas à mão
de manjericão e de sálvia. Coloque então meio litro de passata de tomates italianos, mais um bocado de massa de tomate para dar cor. Mexa bem e quando ferver acrescente aos cubos de mignon com champignon. Deixe cozinhando em fogo baixo.

Numa panela funda, com um litro de água fervente e sal, cozinhe meio pacote de fusili  (o verdadeiro, que foi criado na guerra, pelos soldados que faziam uma rodela de massa de trigo com água, e depois a torciam em suas baionetas - daí o nome fusili, de fuzil).

Com a massa al dente, escorra bem e adicione-a à carne, mexendo bem e com calma, para que o molho, a carne e os cogumelos se incorporem bem à massa.

Sirva com queijo pamesão ralado e pão (para comer o molho, que fica sensacional).


Bom apetite.


JJ



Infelizmente, não fiz foto (fica para uma próxima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário