quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O Pesto Genovese




O Pesto Genovese 

Pesto é um típico molho italiano. Ele faz parte, originalmente, da tradicional culinária Genovense. O tradicional é feito com manjericão e pignoli. Porém, muitas modificações tem sido feitas com o passar dos anos. Alguns ingredientes são substituídos e tem-se um pesto modificado. 
Aqui no Brasil, por exemplo, usa-se muito as nozes no lugar dos pignoli (porque eles custam muito caro).
Comecei a notar também que tem surgido algumas receitas de pesto de tomate e de outras ervas, acho ótimo.
Não sou tão tradicional ao ponto de rechaçar todas estas novidade. Acho, sinceramente, que as receitas tradicionais, devem ser mantidas e passada para as gerações futuras, mas também acho que a criatividade em cima destas receitas é muito louvável. Não sou daquelas que se o Estrogonofe, por exemplo, não for feito da maneira tradicional onde o conhaque é flambado e nem de longe se usa Ketchup, fica injuriada e sai crucificando o cozinheiro. Que o Estrogofofe de Chocolate é uma injúria tamanha que merece a Santa Inquisição. Para mim, o que importa é se a comida é boa.
Esclarecendo este ponto, sigo em frente com o pesto.
Bom o meu pesto, que não é um pesto tradicional foge da principal característica desta receita. Originalmente o pesto é batido no pilão, mas como a maioria de nós hoje, não tem um pilão, fiz no liquidificador  - sem medo de ser atacado pelos gastrochatos . 
Dá super certo se você usar a tecla Pulsar do liquidificador. 
Mas às vezes faço-o num dos meus pilões. Tenho um do James Oliver que é fantástico (feito com pedra vulcânica). E gosto de usar os pinolis...
Veja como fazer um deliciosos Pesto, com amêndoas.

O Pesto de Manjericão e Amêndoas


Ingredientes
2 xícaras (de chá) de folhas de manjericão
3 dentes de alho
1 xícara (de chá) de amêndoas sem casca (clique aqui e veja Como Tirar a Pele das Amêndoas)
1 xícara (chá) de azeite extra virgem
2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado na hora
Sal a gosto

Modo de Preparo
Coloque o azeite no liquidificador, depois acrescente os outros ingredientes. Use a tecla Pulsar do liquidificador e bata aos poucos e devagar. De vez em quando dê umas chacoalhadas no liquidificador, para bater melhor. Se precisar, desligue o liquidificador e mexa com uma colher e pulse um pouco mais até triturar tudo. Após estar todo o molho triturado, despeje em um recipiente e deixe o pesto descansar um pouco até os sabores se fundirem.
Sirva com uma massa (pode ser curta tipo penne, farfalle ou pode ser longa tipo talharim, espaguete).
Se preferir pode deixar pronto na geladeira e usar quando precisar.
Obs:
  • Para falar a verdade eu gosto de passar o pesto em umas fatias de pão e levar ao forno. Ficam umas torradas deliciosas.
Dica:
  • No lugar das amêndoas, você pode usar nozes ou castanhas.
Fonte: Aqui na Cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário