terça-feira, 24 de maio de 2016

Dicas para fazer sua própria conserva em casa

Fotos: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Dicas para fazer sua própria conserva em casa

1 – Pepino azedo na salmoura
2 – Alho com especiarias no vinagre
3 – Pimenta malagueta no vinagre
4 – Mexilhão no vinagre
5 – Cebola roxa na salmoura
6 – Salame no vinagre com especiarias
7 – Cenoura na salmoura
8 – Picles
9 – Quiabo na salmoura
10 – Queijo colonial no vinagre com especiarias
***
Existem várias maneiras de conservar os alimentos. Uma delas, entre as mais simples de fazer em casa, é colocá-los na salmoura (mistura de água e sal) ou no vinagre. Além de aumentar a durabilidade, o processo confere novos sabores e texturas. A variedade de ingredientes que pode ser transformada em conservas é praticamente infinita: desde os clássicos picles à cenoura, alho, nabo, chucrute, vários tipos de pimentas, mas também os menos comuns, como ostra, mexilhão, queijo, cracóvia e salame.

conservas2
“Basicamente, existem dois tipos de conservas: as fermentadas na salmoura e as não fermentadas que são feitas no vinagre”, explica Thiago Braga, sócio-proprietário da Flammk. A acidez do vinagre bloqueia o crescimento das bactérias, na verdade não totalmente, mas para simplificar são chamadas de conservas não fermentadas.
Na salmoura é um pouco diferente: o sal expulsa algumas bactérias, mas as que sobrevivem causam uma fermentação, ou seja, o alimento apodrece de forma controlada, adquirindo nova aparência e sabor. Os dois processos podem ser aplicados a qualquer legume ou vegetal.
O pepino é o ingrediente mais utilizado. Ele pode ser conservado tanto numa mistura de água, sal e vinagre (onde não acontece a fermentação) até se tornar o clássico picles; quanto na salmoura até virar o chamado pepino azedo. Muitas pessoas ainda usam ervas e temperos mais fortes, como a folha de parreira e o endro (dill), que transfere muito sabor à conserva.
José da Silva, proprietário da Cabana Bar & Petiscaria, serve mais de 20 tipos de conservas caseiras, guardada num vinagre que ele mesmo prepara a partir de vinho branco fermentado. Além do sal, ele utiliza várias especiarias para temperar, como pimenta calabresa, pimenta de cheiro, alecrim, orégano, salsa e manjericão. Vale tudo, de acordo com o gosto pessoal.
Técnicas de conserva

“Ostras e marisco recebem um pré-cozimento antes de ir para conserva. Para amolecer os legumes mais duros, como cenoura e abobrinha, jogo água quente por cima só para escaldar levemente”, explica o empresário, que aprendeu a técnica com a avó.


Fonte: Bom Gourmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário