quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Delicioso Peru de Natal




Delicioso Peru de Natal 

Ingredientes 

Peru inteiro 1 unidade de cerca de 2,5 kg 

Vinho branco 1 garrafa 

Bacon picado 200 g  

Alho 4 dentes picados + 3 dentes inteiros, com casca 

Cebola picada 1 unidade grande 

Louro 2 folhas 

Tomilho fresco 4 ramos 

Manteiga 2 colheres (sopa) 

Canela em pau 2 unidades 

Sal e pimenta-do-reino A gosto 

Azeite de oliva Quanto baste 

Farofa rica Quanto baste para rechear



Modo de preparar 

1. A maioria dos perus disponíveis para compra são congelados e temperados. Eu prefiro, mesmo assim, temperar a ave ao meu gosto. Para isso, descongele a ave um dia antes, na geladeira. Quando estiver descongelada, retire os miúdos e cozinhe-os em água com sal a gosto por cerca de 30 minutos, ou até ficarem macios e bem cozidos. Escorra a água e reserve os miúdos. 

2 Faça a marinada misturando o bacon, a cebola, o alho, a pimenta e as folhas de tomilho. Corte os miúdos cozidos em pedaços e reserve na geladeira ou utilize no preparo da farofa. Coloque o peru numa tigela grande, com tampa (pode ser um pote plástico). Com a ponta de uma faca afiada, faça alguns furos em todo o peito do peru e nas coxas. Introduza a marinada nesses buracos, fazendo com que cada furo tenha um pedaço de bacon, cebola, etc. É importante fazer esse trabalho com paciência. Não se preocupe, pois o peito do peru não ficará seco, ao contrário! Ficará com mais tempero e um toque defumado. 

3 Depois de rechear os furos, tempere a ave por inteiro com um pouco de sal e pimenta. Cubra-a com o restante da marinada, e despeje um litro de vinho branco. Tampe a tigela e reserve o peru nessa marinada, na geladeira, de um dia para o outro, com o peito virado para baixo, em contato direto com o tempero. No dia seguinte, vire o peru e deixe tomar gosto por mais 1 hora. Pré-aqueça o forno em temperatura alta, a 250ºC. 

4 Após esse período, unte uma assadeira grande e funda com azeite e coloque o peru. Cubra a ave com a marinada restante. Besunte o peito do peru com a manteiga, acrescente as folhas de louro e cubra o peito do peru e as coxas com as fatias de bacon. Coloque as canelas em pau e os dentes de alho inteiros na cavidade do peru. Asse o peru, com o peito para cima, por 30 minutos, até a pele ficar dourada. Após esse período, retire o peru do forno, regue-o com o líquido da assadeira, cubra-o com papel-alumínio e abaixe a temperatura para 200ºC. Deixe assar por 1 hora. 

5 Retire novamente o peru do forno, regue-o bem com o líquido da assadeira, cubra de novo com alumínio e leve para assar por mais 1 hora. No meio desse tempo, regue novamente a ave com o caldo da assadeira, para que fique bem úmido e suculento. 

6 Ao final desse período, remova o alumínio, vire o peru, deixando o peito para baixo, e asse por mais 20 minutos, para que a parte traseira do peru fique dourada também. Depois disso, vire novamente o peru e confira o ponto: se, ao espetar as coxas com um garfo, o líquido sair totalmente transparente, está pronto! Quando estiver bem dourado, retire-o do forno, tire os paus de canela, recheie a ave com a farofa rica e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.




Dica: Perus temperados, comercializados nos supermercados, também são bem temperados - mas você pode adicionar sabores, conforme a receita acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário