sexta-feira, 24 de março de 2017

Cuca Gaúcha deliciosa.



Cuca Gaúcha deliciosa!

    Ingredientes:
    Massa: -1 colher de sopa de fermento para pão - 1 pitada de sal - 3/4 xícara de açúcar - 1 xícara de água morna - 2 ovos - 100g de manteiga - Farinha até dar ponto de sovar (aproximadamente 3 xícaras) 

    Para a Cobertura açucarada: -1 colher de manteiga - 1/2 xícara de farinha - 1 colher de fermento em pó para bolos - 1 colher de chá de canela em pó - 1/2 xícara de açúcar.
    Modo de Preparar: 
    Em uma tigela coloque o fermento, sal, açúcar, água e ovo. Misture com uma colher e deixe parado por 10 minutos.
    Coloque manteiga e vá colando a farinha aos poucos até a massa não grudar mais nas mãos. Deixe a massa descansar por 45 minutos ou até dobrar de tamanho.
    Abra a massa e coloque o recheio que lhe agradar. Alguns exemplos são: chocolate, goiaba, morango, entre outros. Enrole e acomode em uma forma untada com manteiga. Deixe descansar por mais 1 hora.
    Misture todos os ingredientes da farofa e acomode em cima da cuca.
    Asse em forno pré aquecido em 200º por 45 minutos.
    O recheio pode ser feito de vários sabores diferentes.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Consumo de macarrão pode ajudar a emagrecer..


Consumo de macarrão pode ajudar a emagrecer.


Macarrão


Comer macarrão e massas em geral não engorda e ainda pode ajudar a emagrecer. De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico Nutrition and Diabetes, o alimento está associado a um índice de massa corporal (IMC) mais baixo, menor circunferência do quadril e da cintura e redução no risco de obesidade.
Para chegar a essa conclusão, pesquisadores italianos analisaram a dieta de 23.000 pessoas residentes em duas regiões da Itália. Os participantes precisavam anotar tudo o que comiam em uma espécie de diário e depois foram questionados sobre sua alimentação em entrevistas realizadas por telefone. Os pesquisadores então compararam a quantidade de massa ingerida por dia, com o IMC e as circunferências da cintura e do quadril de cada participante.
Os resultados mostraram que o consumo regular de massa não estava associado ao excesso, mas à redução de peso. “Ao analisar dados antropométricos e hábitos alimentares dos participantes nós vimos que o consumo de massa, ao contrário do que muitos pensam, não está associado a um IMC alto, mas exatamente o contrário.”, disse George Pounis, líder do estudo.
Estudos anteriores já haviam mostrado os benefícios da dieta mediterrânea – da qual a massa é um componente importante -, rica em frutas, vegetais, peixe e grãos integrais. Mas, até então, nenhum estudo havia se preocupado em analisar o papel específico do consumo da massa.
“Popularmente, o macarrão não é considerado um alimento adequado quando se quer perder peso. Tanto que algumas pessoas chegam a abolir completamente o alimento das refeições quando estão de dieta. Após essa pesquisa, podemos dizer que essa atitude não está correta”, disse Licia Iacoviello, coautora do estudo. “Nós estamos falando de um componente fundamental da tradição italiana mediterrânea e não há razão para acabar com isso. A mensagem aqui é que a dieta mediterrânea, consumida com moderação e respeitando a variedade de todos os seus elementos (as massas estão em primeiro lugar), é boa para a saúde”, afirmou Licia.
Os pesquisadores não souberam explicar o porquê dos efeitos benéficos da ingestão de massas para a manutenção de um peso saudável. Uma possibilidade é que pessoas que comem mais massa também tendem a seguir com maior frequência a dieta mediterrânea tradicional, rica em tomate, cebola, alho, azeita extra virgem, queijo e arroz. Outra possível explicação se soma aos argumentos favoráveis à ingestão de carboidratos: alguns especialistas dizem que o ideal é comer muitos carboidratos integrais e pouca gordura. Já outra corrente advoga que, para emagrecer, o ideal é evitar os carboidratos, mas que não é necessário se preocupar com a gordura.

Fonte: Veja

Dieta sem glúten leva ao risco do diabetes..

Dieta sem glúten leva ao risco do diabetes.


Sem glúten pães em fundo de madeira

glúten, proteína presente em cereais como trigo, centeio e cevada, assumiu o posto de vilão da saúde e da dieta. Após diversas celebridades, como a atriz Gwenethy Paltrow e a estilista e ex-Spice Girl Voctoria Beckham, e adeptos da onda “fitness” atribuírem seus corpos magros à dieta sem glúten, especialistas iniciaram um movimento para provar que a substância é prejudicial à saúde e à boa forma. No entanto, agora começam a aparecer os primeiros estudos sobre os “efeitos colaterais” dessa moda.
No mais recente deles, pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, concluíram que pessoas que eliminaram o glúten da dieta estão mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. A proteína de fato pode ser prejudicial ao organismo – mas, comprovadamente, apenas entre aqueles que sofrem de doença celíaca, que afeta uma em cada 200 pessoas no mundo. No entanto, muitas pessoas sem o problema começaram a seguir uma dieta ‘glutenfree’ (sem glúten) acreditando que ser melhor para a saúde e forma física.
Com o objetivo de avaliar se o consumo de glúten afetava a saúde das pessoas que não tinham a doença celíaca, mas insistiam em eliminá-lo da alimentação, Geng Zong, pesquisador do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, analisou o consumo de glúten e a saúde de 200.000 pessoas, acompanhadas durante 30 anos. Nesse período, foram descobertos mais de 15.000 casos de diabetes tipo 2 entre os participantes.

Associação entre o glúten e o diabetes

Os resultados mostraram que quem consumiu mais de 12 gramas de glúten por dia, tinha menos risco de desenvolver diabetes tipo 2. Por exemplo, as pessoas que ingeriram a maior quantidade de glúten tinham uma probabilidade 13% menor de desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas que consumiam a menor (até 4 gramas por dia).
O estudo concluiu também que quem tirou a proteína da dieta, acabou consumindo menos fibras, e consequentemente predisposto a aumentar as chances do diabetes. “Alimentos sem glúten geralmente têm menos fibra e outros micronutrientes, o que os torna menos nutritivos, além de custarem mais. Pessoas sem doença celíaca deve reconsiderar a decisão de limitar seu consumo de glúten principalmente no que diz respeito à prevenção de  doenças crônicas como o diabetes.”, disse  Zong.

Alimentação integral e balanceada

Para Gisele Paiva, nutricionista  da Clínica DrummonDermato, o grande problema é que pessoas que retiram o glúten da dieta, tendem a substituir seu consumo pelo de outros alimentos como arroz, por exemplo, que é um alimento refinado. “As pessoas comem mais arroz e seus derivados, como farinha e biscouto de arroz. O arroz é um alimento refinado, e, como todo alimento refinado, aumenta o risco de diabetes.”, explica.
diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo de uma pessoa torna-se resistente à insulina, o hormônio que controla os níveis de glicose no sangue e é uma das principais doenças da atualidade. Para diminuir o risco de diabetes, em uma dieta com ou sem glúten, Gisele recomenda sempre optar por alimentos integrais e evitar industrializados.
“Precisamos entender que o glúten não é vilão. Ele só é prejudicial para quem tem doença celíaca. Os carboidratos presentes em alimentos que contêm a substância são benéficos para a saúde.  Não é natural restringir seu consumo, nosso organismo não está acostumado a essa restrição.”, explica o endorcrinologista Airton Golbert, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Fonte: Veja

segunda-feira, 13 de março de 2017

Panna Cora com cakda de amoras



Panna Cotta com Calda de Amoras

Ingredientes

  • Panna Cotta com Calda de Amoras


  • INGREDIENTES
  • 600ml creme de leite fresco
  • 250ml de leite integral
  • 190g de açúcar
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 12gr (1 pacote) de gelatina em pó
  • 4 colheres de sopa de leite para dissolver a gelatina
  • 200 gr de amoras frescas
  • 3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de sopa de conhaque
  • 2 colheres de sopa de água.

Modo de Preparo

































MODO DE PREPARAR

Misture numa panela o creme de leite, o leite, o açúcar e a baunilha. Reserve.
Dissolva a gelatina incolor nas colheres de leite e adicione à mistura feita anteriormente.
Ligue o fogo e deixe-o baixo. Vá cozinhando a mistura, mexendo sempre (preferencialmente com colher de pau nova), para cozinhar. Em hipótese alguma deixe ferver, pois isso mata a capacidade da gelatina solidificar a mistura depois. Cozinhe até ficar bem quente, ameaçando fervura.
Distribua nas forminhas/potinhos e deixe esfriar em temperatura ambiente. Cubra com um filme plástico e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas, até ficar na consistência de um pudim.
Enquanto isso, faça o coulis: coloque numa panela as amoras bem lavadas, o conhaque, o açúcar de confeiteiro e a água. Deixe cozinhando em fogo bem baixo por uns 40 minutos, mexendo de vez em quando. Ela ficará com uma consistência tipo calda, com as amoras derretendo. Retire do fogo e passe por uma peneira, para dissolver um pouco mais as amoras. Deixe esfriar antes de servir. 


Fonte: Angeloni

Estudo de Harvard causa polêmica: “Se o ser humano não tivesse passado a consumir carne, não teria evoluído”.

Estudo de Harvard causa polêmica: “Se o ser humano não tivesse passado a consumir carne, não teria evoluído”.


Antes que comecem com os julgamentos avisamos que este texto não está criticando a dieta Vegana, e sim, divulgando um artigo científico com um importante dado sobre evolução humana. Obrigada por compreenderem.
Veganismo significa os princípios pelos quais o ser humano viva sem explorar os animais. É a prática e busca ao fim do uso de animais para alimentação, apropriação, trabalho, caça, vivissecção, confinamento e todos os outros usos que envolvam exploração da vida animal. Os veganos procuram abolir qualquer prática que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e integridade animal. Segundo a cultura vegana, o ser humano não necessita da carne para “funcionar” em perfeitas condições.
Agora, pesquisadores da Universidade de Harvard levanta uma nova visão que coloca a afirmação vegana em cheque. O novo estudo, publicado na Nature deixa claro que é perfeitamente possível que, sem uma dieta prévia que incluía quantidades generosas de proteína animal, nós não nos tornaríamos humanos modernos e inteligentes que somos hoje. A pesquisa sugere que há pelo menos três milhões de anos, o homem primitivo iniciou uma alimentação a base de carne, os pesquisadores afirmaram que a “dieta da carne” fez com que economizassem 2,5 milhões de mastigadas ao ano, com isso muitas calorias, justamente por usar ferramentas específicas para cortá-la em pequenos pedaços, e aí que está o segredo da nossa evolução.
A mudança na alimentação trouxe uma refeição muito mais rica em calorias e com necessidade muito menos mastigação. Isso aumentou os níveis de nutrientes em geral. No entanto, cozinhar a carne, o que facilitou ainda mais a mastigação, veio a acontecer muito mais tempo depois, há 500 mil anos atrás. O teste para o estudo foi realizado com um grupo de homens, eles mastigaram carne de cabra (semelhante a carnes da época) e vegetais. Usando sensores de eletromiografia, eles mediram a quantidade de energia que os músculos da cabeça e mandíbula tiveram que exercer para mastigar e engolir as amostras inteiras ou preparadas das três formas antigas. O teste comprovou que comendo carne, nossos parentes primitivos  passaram a economizar 2,5 milhões de mastigadas ao ano.

Como se deu a evolução a partir da mudança na dieta?

Uma coisa que os humanos primitivos ganharam foi um pouco mais de tempo livre, pois já conseguiam terminar suas refeições muito antes. Instintivamente, usavam este tempo para caçar e obviamente, comerem mais e mais carne. Isso foi muito importante, porque o cérebro é um órgão nutricionalmente exigente, e, para crescer comer carne foi essencial, pois fornecia muito calorias e muito menos esforço. Assim que passaram a processar a carne, os dentes grandes e afiados se tornaram “desnecessários” e a mandíbula se tornou menos pronunciada e suportada por menos músculos.
Isso, por sua vez, levou a importantes mudanças no crânio e no pescoço, dando espaço para o crescimento do cérebro, uma melhor termorregulação e órgãos de fala mais avançados. Com o crescimento da massa encefálica o proto-humano se tornou mais intelectual e inteligente.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Veludo Branco. Um dos bolos mais deliciosos do planeta!

Veludo Branco | massa red velvet com recheio de mousse de cream cheese e creme de frutas vermelhas / Red velvet cake with cream cheese mousse and red fruits cream:
+





Veludo Branco. Um dos bolos mais deliciosos do planeta!

Serve: 10 pessoas 
Rendimento: 1 bolo de 15cm de diâmetro 
Tempo de preparo: longo 
Validade: 5 dias na geladeira



Ingredientes

MASSA [RENDE: 3 FORMAS REDONDAS DE 15CM DE DIÂMETRO]
2/3 xícara (chá) / 160mL óleo de milho, girassol ou canola
½ xícara (chá) / 120mL buttermilk caseiro*
1 unidade/ 50g ovo
1 colher (chá) / 5mL vinagre de arroz
1 colher (sopa) / 15mL corante vermelho em gel
1 colher (chá) / 5mL extrato de baunilha
1 ¼ xícara (chá) /175g farinha de trigo
½ colher (chá) / 3g bicarbonato de sódio
¼ xícara (chá) /30g cacau em pó
¾ xícara (chá) / 150g açúcar refinado
¼ colher (chá) / 1g sal refinado
BUTTERMILK CASEIRO*
½ xícara (chá) / 120mL leite desnatado ou semi desnatado
1 ½ colher (chá) / 8mL suco de limão
CREME DE FRUTAS VERMELHAS
280g morangos frescos (ou congelados)
140g framboesas frescas (ou congeladas)
¼ xícara (chá) / 50g açúcar refinado
2 colheres (sopa) / 16g amido de milho (ou fécula de batata)
¼ xícara (chá) / 60mL água
1 colher (sopa) / 10g gelatina em pó sem sabor
MOUSSE DE CREAM CHEESE
½ xícara (chá) / 150g cream cheese
1 colher (chá) / 5mL suco de limão
3 colheres (sopa) / 30g açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) / 3g gelatina em pó sem sabor
1 colher (sopa) / 15mL água
½ xícara (chá) / 120mL creme de leite fresco
GANACHE DE CHOCOLATE BRANCO
2 ½ xícaras (chá) / 500g chocolate branco
1 xícara (chá) / 240mL creme de leite fresco (ou creme de leite em lata sem soro)
EFEITO AVELUDADO
½ xícara (chá) / 100g chocolate branco picado finamente
¾ xícara (chá) / 100g manteiga de cacau
DECORAÇÃO
1 colher (sopa) / 10g manteiga de cacau em pó (Mycryo Cacao Barry)
¼ colher (chá) / 1g corante em pó vermelho para chocolate
frutas vermelhas, a gosto

Modo de preparar

MASSA
11. Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Separe uma grade onde os bolos irão esfriar.
22. Corte três discos de papel manteiga no diâmetro da forma a ser utilizada (três formas de 15cm de diâmetro). Coloque os discos de papel manteiga no fundo da fôrma, não é necessário untar. Reserve.
33. Prepare o buttermilk caseiro misturando o leite ao suco de limão e reserve por 10 minutos (para saber mais sobre buttermilk, clique aqui).
43. Em uma tigela peneire todos os ingredientes secos (se os ingredientes estiverem novos, sem pedrinhas, não é necessário peneirar). Reserve.
54. Quebre o ovo numa tigelinha e adicione em outra tigela com os demais ingredientes líquidos – óleo, buttermilk, corante, vinagre e extrato de baunilha. Misture e reserve.
65. Junte as duas misturas – adicionando os ingredientes líquidos aos secos. Misture com o auxílio de um batedor de arame (fouet) até homogeneizar.
76. Transfira a massa para as fôrmas preparadas, dividindo a quantidade igualmente entre elas. Leve para assar por cerca de  20 minutos.
87. Espete um palito na massa, se sair limpo com poucas migalhas grudadas a ele, o bolo está pronto e pode ser retirado do forno. Caso contrário, asse por mais alguns minutos (mas cuidado para não assar por muito tempo e ressecar a massa).
98. Retire os bolos do forno, aguarde 5 minutos e desenforme sobre uma grade. Aguarde esfriar completamente.
CREME DE FRUTAS VERMELHAS
11. Processe os morangos e as framboesas no liquidificador (ou processador) até formar uma pasta – não adicione água para não desequilibrar a receita (caso estejam congelados, aguarde descongelar, caso opte por frutas frescas, lave antes de utilizar).
22. Em uma tigelinha junte o açúcar e o amido de milho. Misture e reserve.
33. Transfira a pasta de frutas vermelhas para uma panela média e junte a mistura de açúcar e amido. Leve ao fogo médio até ferver mexendo sempre com o auxílio de uma espátula.
44. Enquanto isso coloque a água em uma tigelinha, polvilhe a gelatina e aguarde hidratar – aproximadamente 10 minutos.
55. Assim que o creme ferver, retire a panela do fogo e aguarde esfriar (cerca de 5 minutos) até atingir aproximadamente 40 °C, ou que esteja morno ao toque. Adicione a gelatina hidratada ao creme, misture e reserve.
66. Divida o creme em dois aros redondos de 12cm, colocados sobre um tapete de silicone ou filme plástico. Leve ao congelador por 6 horas.
MOUSSE DE CREAM CHEESE
11. Na batedeira com o globo, bata o cream cheese com o açúcar de confeiteiro e o suco de limão por aproximadamente 5 minutos, ou até criar um creme firme e leve. Retire e reserve em uma tigela.
22. Hidrate a gelatina colocando água em uma tigelinha e polvilhando a gelatina por cima. Reserve.
34. Bata o creme de leite fresco até picos firmes (quando você terminar de bater e virar a tigela, ele não deve escorregar ou cair).
45. Junte o creme batido ao cream cheese, misturando delicadamente com o auxílio de uma espátula larga.
56. Leve a gelatina ao micro-ondas, por aproximadamente 15 segundos em potência alta, até derreter. Junte a ela um pouco do creme, cerca de 1 colher de sopa, e então adicione essa mistura ao restante do creme. Misture delicadamente com uma espátula e reserve para montagem.
GANACHE DE CHOCOLATE BRANCO
11. Pique o chocolate e reserve em uma tigela (apenas meça a medida em xícaras com o uso de chocolate em callets ou picado).
22. Em uma panela aqueça o creme de leite até levantar as primeiras bolhas de fervura. Verta sobre o chocolate picado e aguarde 1 minutinho (para que o chocolate absorva o calor) antes de começar a misturar.
33. Misture com uma espátula até homogeneizar. Reserve em ambiente refrigerado (ou geladeira) até adquirir uma consistência firme para cobrir o bolo.
EFEITO AVELUDADO
11. Pique o chocolate e a manteiga de cacau. Junte os dois em uma tigela de metal e leve ao banho maria até derreter.
22. Retire, aguarde esfriar até atingir 35 °C e então, aplique no bolo coberto com a ganache de chocolate e congelado.
DECORAÇÃO VERMELHA
11. Derreta a manteiga de cacau misturada ao corante em pó no microondas (potência alta por 15 segundos).
22. Aguarde esfriar a 35 °C e pingue com o auxílio de uma seringa sobre o bolo coberto e gelado.
MONTAGEM
11. Nivele as camadas de bolo com auxílio de uma faca ou de um nivelador para bolos.
22. Em um prato de bolo adicione a primeira camada de massa, o disco congelado de creme de frutas vermelhas e cubra com metade da mousse de cream cheese.
33. Siga o processo até finalizar com a última camada de bolo.
44. Leve o bolo à geladeira para firmar, por pelo menos 1 hora.
55. Cubra o bolo com a ganache e leve ao congelador por 30 minutos.
66. Enquanto isso derreta o chocolate branco com a manteiga de cacau em banho maria . Aguarde resfriar (cerca de 35 °C) e coloque no pulverizador.
76. Retire o bolo do congelador e pulverize imediatamente o chocolate.
87. Decore com a manteiga colorida e as frutas vermelhas de sua preferência.
98. O bolo pode ser mantido em temperatura ambiente por até 4 horas. Caso prefira deixa-lo em geladeira, retire 30 a 45 minutos antes de servir.
Dicas da Joyce
1. Se preferir e quiser abrasileirar o doce norte americano, substitua o morango e a framboesa por pitanga e acerola;
2. Para fazer esse bolo é preciso se programar:
Prepare a massa e o creme de frutas vermelhas com um dia de antecedência e então, no dia da montagem, a mousse de cream cheese e cobertura.
Com um pouco de organização o trabalho é mais prazeroso e o resultado vai te encher de orgulho.
Abaixo, uma tabela de como se organizar:
DIA 01
DIA 02
massa
Recheio de cream cheese
creme de frutas vermelhas (congelar)
Ganache de chocolate branco
Montagem do bolo e finalização

O primeiro passo para a começarmos a preparar um bolo com organização é:
  • Retire todos os ingredientes da geladeira para que estejam em temperatura ambiente;
  • Pré-aqueça o forno na temperatura indicada na receita;
  • Meça todos os ingredientes, prontos para serem utilizados durante o preparo da receita.
No dia 01 prepare a massa e mantenha na geladeira para facilitar a montagem do bolo no dia seguinte. Enquanto a massa estiver assando, prepare o creme de frutas vermelhas. Em pelo menos 1 hora, tudo estará pronto!
No dia 02, prepare o recheio de cream cheese. Retire a massa da geladeira, que agora firme, irá facilitar o processo de montagem. Monte o bolo conforme a receita e retorne para a geladeira, por pelo menos 1 hora. Nesse tempo, prepare a cobertura e itens de decoração. Retire o bolo da geladeira, cubra e decore.
Ele está pronto para ir da cozinha, direto para a sua mesa! A ordem agora é pegar uma taça e curtir os elogios!
3. Caso não tenha a pistola de chocolate, você pode pular o passo do efeito aveludado e após cobrir seu bolo com a ganache de chocolate decorar com as frutas de sua escolha.
4. Conhece a história do bolo Red Velvet? Clique aqui e saiba mais!!!