Nhoque de beterraba com molho parmesão
Dá um pouco de trabalho (umas 2 horas), mas é uma delícia.
Minha avó polaca fazia...que saudades!
Ingredientes
- 8 batatas médias (daquelas de casca vermelha)
- 4 beterrabas médias
- 150 g de farinha de trigo
- 1 gema
- 80 g de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Molho de parmesão
- 1 litro de creme de leite fresco
- 250 g de casca de parmesão ralado
- 50 g de cebola picada
- 50 g de alho-poró picado
- Aspargos verdes a gosto
Modo de preparar
É fundamental, nesta receita é retirar bem a água da beterraba. Não a cozinhe, asse. Escorra bem, senão o nhoque vai se desfazer todo.
Leve a batata e a beterraba ainda com casca ao forno a 180 °C e deixe assarem. Descasque a batata e passe no amassador ainda quente. Reserve.
Descasque a beterraba, bata no liquidificador e depois coe com um pano de prato. Esprema bem para sair o máximo de líquido possível.
Misture bem a polpa da batata com a polpa da beterraba. Acrescente a gema, o parmesão, a farinha, o sal e a pimenta do reino. Misture novamente a massa com a mãos.
Desenrole a massa e corte em formato de nhoque. Cozinhe-os aos poucos em água fervente com sal (até que as bolinhas subam). Escorra e coloque em uma assadeira. Envolva com óleo para que não grude.
Refogue o alho e a cebola. Acrescente o creme de leite e, quando levantar fervura, desligue o fogo e junte o parmesão. Mexa e reserve por 30 minutos. Bata no liquidificador e coe. Em uma frigideira, adicione o molho, os aspargos e o nhoque.
Ajuste o sal e a pimenta, se preciso. Eu gostro de temperar enquanto cozinho e não no final, como fazem os chefs mais medrosos...
JJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário