- 17 coisas que irritam os garçons...
- Garçons costumam ser cordiais, mas nem sempre estão felizes com determinados clientes
Restaurantes costumam ser ambientes agradáveis, onde compartilha-se a comida, a bebida, a conversa. Uma série de brindes e fotografias do grupo fazem parte da celebração, que vai ficar registrada na memória de todos os presentes. Principalmente na dos garçons.
Pouca gente repara que determinados comportamentos considerados normais para os comensais muitas vezes atrapalham o trabalho daqueles que estão ali, na nobre função de servir.
O UOL Comidas e Bebidas conversou com três profissionais de importantes restaurantes de São Paulo, que, por motivos mais do que compreensíveis, preferiram não se identificar. Eles revelam o que mais atrapalha seus serviços. Para facilitar a leitura, vamos nomeá-los como José, Pedro e Marcelo. Mesmo que sorriam no final e agradeçam a visita com cordialidade, nossos amigos nem sempre estão satisfeitos como parece.
1- Poder da invisibilidade
Ninguém reclama mais do celular que toca o jantar inteiro. Mas tem uma coisa que incomoda. E muito. "Você vai tirar o pedido da mesa de seis e todas as pessoas estão no telefone. É chato, parece que o garçom é invisível", diz Pedro.
2- Prata da casa
Mesmo se o cliente for habitué, ele tem de esperar na fila como todos os outros. "No restaurante, o direito de um é o de todos", afirma José.
3- Almoço com vista
O cliente está na mesa 10, mas acha que a 15 parece melhor localizada e quer trocar. "A mesa já está montada para ele e temos que repetir a operação na outra e ainda arrumar a bagunça deixada", diz Marcelo.
4- Diga "xis"
No meio de serviço, a casa está cheia e uma mesa feliz da vida de se reencontrar faz o garçom parar o serviço para fotografá-los. "Isso quando não pedem para repetir a foto dez vezes porque a mulher achou que saiu feia na imagem", afirma Pedro.
5- Bufê infantil
Levar os filhos pequenos para um restaurante formal definitivamente não é uma boa ideia. "Eles correm pelo salão esbarrando na gente, gritam e os pais conversam e bebem como se nada estivesse acontecendo", diz José.
6- Depois da bebedeira
Sempre que o cliente escolhe um vinho, a bebida, antes de ser aberta, é apresentada para sua aprovação. "Acontece muito de, quando a conta chega, ele pedir a carta e dizer que queria outro 50% mais barato", afirma Marcelo.
7- Problemas com a operadora
Não é incomum o garçom ser culpado pelo cartão do cliente recusado pela máquina. "É mole?", diz Pedro.
8- Ligado na rede
Alguns restaurantes que têm serviço de Wi-Fi pedem que o usuário preencha um campo com seu e-mail antes de liberar a conexão gratuita. "Não é que muita gente encrenca dizendo que não sabe para onde vai seu endereço eletrônico?", diz Marcelo.
9- Síndrome de chef
Pedir para tirar um ingrediente de um prato não é problema. Mas querer inventar uma receita nova não dá. "O cara pede um filé com risoto no lugar da batata", diz José. "Quando eu digo que o risoto é cobrado à parte, ele retruca: 'ué, mas eu não vou comer a batata!'."
10- Preso no trânsito
A maioria das casas tem uma tolerância de 15 minutos de atraso para reservas. Passado esse tempo, o primeiro da fila de espera é direcionado ao seu lugar. "Muita gente chega meia hora depois gritando porque 'perdeu' a mesa que tinha reservado", diz Pedro.
11- Gestantes têm preferência
É comum os restaurantes passarem grávidas para a frente da fila. Agora, se o salão estiver lotado, a moça vai ter que esperar vagar uma mesa. "Já aconteceu de um marido querer que eu mandasse alguém embora para poder sentar logo", afirma José.
12- Caixinha opcional
Os 10% sobre o valor total da conta que os garçons recebem não são obrigatórios e, por isso, são cobrados à parte. Mas o assunto também gera polêmica. "Tem muita gente que diz que não vai pagar porque não está na nota", afirma Marcelo.
13- Chora destilado
Quem nunca pediu um "chorinho" de uísque ou outra bebida que atire a primeira pedra de gelo. "Para a gente é constrangedor, já que o restaurante compra uma garrafa com um número determinado de doses e nós somos cobrados por isso", diz José.
14- Eterno vício
Uma das coisas mais desagradáveis para um garçom é quando o prato chega e o cliente pede pra guardá-lo na cozinha para fumar na calçada. "A comida esfria, a apresentação desmonta, o molho se desmantela...", diz Pedro. "E aí o que acontece? A cozinha tem que preparar tudo de novo."
15- "Tô pagando!"
E aquele cliente que quer um garçom exclusivo, que fique por perto da mesa o tempo todo simplesmente porque "está pagando"? "Tudo tem que ser do jeito que ele quer", diz Marcelo. Por acaso alguém ali está comendo de graça?
16- Encontros inesperados
Mas o que eles dizem ser chato, mas chato mesmo é quando o pessoal de uma mesa conhece o da outra. Aí é festa no salão: fotos e conversas de pé, entre as mesas. Quem liga se os garçons precisam passar? "É impossível trabalhar assim!", diz Pedro.
17- Em cima do muro
Tem também aquele cliente que pede filé-mignon e, quando o prato chega à mesa, diz para o garçom: "Não dá para trocar por fraldinha?", afirma José.
Fonte: UOL
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