quinta-feira, 7 de maio de 2015
O melhor vinho do mundo é português.
O melhor vinho do mundo é português.
Está revelado o n.º 1 do ranking dos melhores vinhos da revista especializada Wine Spectator e é português. O terceiro e quarto lugares também são. E há outros três na tabela. O Dow's Vintage Porto 2011 é o melhor vinho do mundo deste ano, segundo o ranking hoje anunciado pela revista Wine Spectator.
Bruno Antunes, escanção e proprietário da Wine Man, diz que este é um vinho extraordinário. "É um vinho que é engarrafado depois de um envelhecimento de dois anos em madeira e que depois pode ficar a estagiar na garrafa durante muitos anos", disse ao DN.
O escanção recomenda a quem tem um vinho destes para guardar uma garrafa para abrir "daqui a 20 anos ou 30 anos". O escanção diz também que 2011 foi um ano muito bom. "Fez sol na altura certa e choveu na altura certa. Os vintage de 2011 são todos muito bons, até de pequenos produtores. É um dos anos do século. Este tem por trás uma grande casa, a Symington, e equipa.
Uma garrafa deste vinho pode ser adquirida, no site da Garrafeira Nacional, por cerca de 89 euros. A lista dos 9 melhores vinhos já fora anunciada, mas para hoje estava reservada a revelação do primeiro classificado. Os terceiro e quatro lugares também são ocupados por vinhos portugueses, como o DN já havia revelado ontem: o tinto Chryseia 2011 Prats & Symington (P+S), da região do Douro, e o tinto Quinta do Vale Meão, de 2011.
Aliás, segundo a Wine Spectator, Portugal conseguiu a melhor performance de sempre, com seis vinho no ranking dos melhores 100. Mas os restantes três só serão conhecidos na segunda-feira, dia em que a lista será revelada na totalidade. Para já, sabe-se quais são os dez melhores. E já não é nada mau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário